PIEMONTE FM

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

BASTIDORES: PSDB e PSB disputam filiação de peso na política paraibana


BASTIDORES: PSDB e PSB disputam filiação de peso na política paraibana
Empresário foi prefeito de Sousa e deve disputar as eleições para a Câmara Federal

Aliado do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e do governador Ricardo Coutinho (PSB), o ex-prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, entrou numa verdadeira encruzilhada para definir o seu futuro político. De saída do PTB, ele está indeciso entre dois convites de filiação, um dos girassóis e outro dos tucanos. Nos bastidores, é assediado tanto por Cássio, quanto por Ricardo.

De um humilde vendedor de vassouras quando foi forçado a trabalhar aos 16 anos de idade no comércio do pai, Joselito Braga, o jovem Fábio Tyrone, emancipado a fórceps no mundo dos negócios, mostrou talento para a área e tornou-se um mega empresário nos segmentos de estivas e automóveis, abarcando diversos estados do nordeste. Até ser prefeito de Sousa, o empresário teve que conviver com a pecha de "forasteiro" por residir na cidade de Juazeiro do Norte. 

Conhecido no interior do Ceará como 'uma versão paraibana' de Tasso Jereissati, Tyrone ficou famoso por estrear na política a convite do ex-presidente do PTB, Armando Abílio, alcançando o feito histórico de derrotar a tradicional família Gadelha na cidade de Sousa em sua primeira disputa eleitoral em 2008, com apenas 35 anos de idade. 



Em 2012, mesmo liderando todas as pesquisas, desistiu da sua candidatura à reeleição alegando motivos de ordem familiar, e decidiu apoiar o deputado Lindolfo Pires (DEM) para a prefeitura de Sousa. O pleito foi vencido pelo atual prefeito André Gadelha (PMDB), ferrenho adversário de Tyrone.

Até se notabilizar como um grande enxadrista no tabuleiro da política, Tyrone foi fundador do conglomerado empresarial Pau Brasil, que atua em diversos segmentos comerciais, sendo um dos maiores geradores de empregos no sertão. Atualmente é proprietário da Somar distribuidora de derivados de cana-de-açúcar em Sousa, da revendedora de veículos automobilísticos Pau Brasil do Cariri em Juazeiro do Nordeste/CE, além de possuir  uma distribuidora de estivas e cereais em Arco Verde/PE. Também é sócio em diversos outros empreendimentos na Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Os fatos dão a medida do prestígio e da capacidade de articulação do empresário.

Fábio Tyrone também é bacharel em Direto pela UFPB e casado com Angela Rocha, promotora de Justiça no estado de Pernambuco, com quem tem três filhos.

O ex-prefeito de Sousa já anunciou que disputará as eleições para a Câmara Federal em 2014, quando deve polarizar no alto sertão paraibano uma dura disputa pela cadeira em Brasília contra o deputado Leonardo Gadelha (PSC).

Ytalo Kubitschek

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário