PIEMONTE FM

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Bancários e Correios organizam protesto que vai parar trânsito de João Pessoa

Embaixada.org
Greve começou no último dia 19
O Sindicato dos Bancários anunciou nesta terça-feira (24) que vai reunir os profissionais da categoria para um protesto que começará às 16h desta quarta-feira (25), na Praça 1817, no Centro de João Pessoa, e deve seguir até a Lagoa, no Parque Solon de Lucena.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) já foi comunicada sobre a movimentação e organiza um planejamento que envolve agentes e reordenação do tráfego, de forma que os problemas com o trânsito sejam minimizados.
O diretor do Sindicato dos Bancários em João Pessoa, Marcelo Alves, estima que cerca de mil pessoas devam comparecer ao ato, que pretende reunir ainda outras classes, como estudantes do Movimento Passe Livre, Central Única dos Trabalhadores e Movimento Sem Terra. O secretário geral do Sindicato dos Correios, Emanoel Sousa, também confirma a adesão dos profissionais da categoria. Os Correios estão em greve desde o último dia 13 de setembro.
Segundo uma convocação divulgada pelos bancários para falar sobre a manifestação, os profissionais protestam contra o abuso dos bancos, que acumulam muitos lucros, mas não compartilham esses resultados positivos com os funcionários e clientes. Conforme levantamento feito pelo sindicato, os seis maiores bancos do Brasil lucraram cerca de R$ 30 bilhões somente no primeiro semestre deste ano. “Os bancos cobram os juros e as tarifas mais altas do mundo, eles só sugam, diz Marcelo Alves”.
No documento divulgado consta também que “enquanto a economia brasileira continua gerando empregos, os bancos fecharam mais de 15 mil postos de trabalho nos últimos 18 meses, para aumentar os lucros. Só no primeiro semestre deste ano, houve 30 mortes em assaltos envolvendo bancos, dos quais 21 eram clientes".
De acordo com dados fornecidos pela direção do Sindicato dos Bancários, a Paraíba tem cerca de 180 agências, com quatro mil funcionários e servidores. Só na Grande João Pessoa, são aproximadamente 120, com três mil profissionais. Todos estão em greve desde o último dia 19.
Depois que começar, na Praça 1817, a passeata vai seguir pela rua Diogo Velho e terminar na Lagoa, onde a manifestação deve ocorrer até às 18h desta quarta-feira (25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário