PIEMONTE FM

sábado, 7 de setembro de 2013

7 DE SETEMBRO: desfile cívico marca passagem do dia da Independência em principais cidades da Paraíba


7 DE SETEMBRO: desfile cívico marca passagem do dia da Independência em principais cidades da Paraíba
 Há exatos 191 anos, D. Pedro disse “Independência ou Morte”, essa frase marcou a independência do Brasil. Desde então o país, que era colônia de Portugal, passou a ter sua liberdade e a caminhar rumo à criação de uma Nação. O dia 7 de setembro, então, se tornou um marco para o Brasil, sendo comemorada todos os anos. Na Paraíba varais cidades realizarão o tradicional desfile cívico para marcar a passagem do dia da Independência.

Em Campina Grande, este ano tem como tema “Escola Inovadora” e será realizado na Avenida Floriano Peixoto, no trecho compreendido entre a Catedral e o Teatro Municipal Severino Cabral.

O desfile de 7 de Setembro terá início às 8h neste sábado e contará com a participação de mais de 900 pessoas do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e ex-combatentes, além de bandas marciais, grupos de escoteiros, entidades e crianças das escolas da rede municipal de ensino.

Haverá participação de 200 homens do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro, 200 homens da Polícia Militar e cerca de 500 estudantes de 12 escolas públicas, com o tema "Escola Inovadora". Ainda como novidade este ano, o distrito de Galante terá desfile cívico com quatro escolas e também parte do efetivo da Polícia Militar e Bombeiros. O evento acontece às 15h.

A concentração das entidades e escolas começa às 7h, em parte da Avenida Floriano Peixoto, Rua Peregrino de Carvalho e na Rua Afonso Campos. Às 8h, na Praça da Bandeira, solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, Paraíba e Campina Grande com a presença do prefeito da cidade Romero Rodrigues. Em seguida, acontecerá à revista a tropa. A Filarmônica Epitácio Pessoa abre o desfile com as bandeiras históricas do Brasil, Paraíba, Campina Grande e dos Estados.

Em seguida, estarão desfilando a Guarda Municipal, APAE, Banda da Escola Henrique Guilhermino, Instituto dos Cegos, FEB – Força Expedicionária do Brasil, Missão de Paz, Reservistas do Exército, 31º Batalhão de Infantaria Motorizado e viaturas, 2º e 10º BPM e viaturas, 2º Batalhão de Bombeiros Militar e viaturas, Polícia Rodoviária Federal e viaturas, STTP e viaturas.

O desfile cívico contará ainda com a participação da Maçonaria, dos Grupos de Escoteiros, escolas da Rede Municipal de Ensino e bandas marciais. A dispersão será ao lado do Teatro Municipal. O palanque para as autoridades será montado no cruzamento da Praça da Bandeira com a Avenida Floriano Peixoto (em frente ao Colégio das Damas). Um dos momentos mais esperados é o desfile do Exército. Este ano o Exército será dividido em dez grupamentos: Força Expedicionária Brasileira, Força Expedicionária de Reserva, Fanfarra do 31º BIMtz, Estado Maior, Grupamento das Bandeiras, Grupamento das Bandeiras Históricas, Militares em Missão de Paz, Tropas de Infantaria, Grupamento de Fuzileiros e por último o desfile motorizado. Serão usados 14 veículos: ambulâncias, carros-pipa e veículos operacionais. Segundo o comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar (2°BPM), tenente-coronel Souza Neto, desfilam a Filarmônica da PM, Guarda Militar da Reserva, Rádio Patrulha, Força Tática, Choque e Rotam. O Bope e o Gate ficarão responsáveis pelo sistema de segurança do desfile. O comandante destacou que os policiais que desfilarão não estão de plantão hoje e o policiamento na cidade seguirá normalmente.

João Pessoa – Em João Pessoa o desfile cívico do 7 de Setembro acontece a partir das 8h30 deste sábado na Avenida Duarte da Silveira e segue até por volta do meio-dia. Vão participar do desfile tropas federais, representadas pelo Exército, Marinha e Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), escolas públicas e entidades de classe.

Quem abre o desfile é o grupo da Fundação de Apoio ao Portador de deficiência (Funad). Em seguida, passam pela Avenida Duarte da Silveira as tropas federais, a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e, por fim, a Cavalaria da PM.

O início do desfile da Polícia Militar terá a banda de música da corporação e o final contará com o regimento de policiamento montado. A estimativa é que o desfile dure em torno de uma hora. Após a banda, a apresentação segue com a guarda-bandeira e o pelotão de bandeiras históricas do Brasil, conduzida por cadetes. Depois, desfilam o grupamento escolar dos alunos do Colégio da Polícia Militar e do Centro de Educação e também o grupamento feminino. No destacamento a pé, ainda participam o pelotão de Saúde, da Força Tática e os das unidades especializadas, como Bope, Batalhão de Trânsito e Ambiental.

No desfile motorizado, serão exibidos todos os veículos recém-adquiridos pela corporção, como viaturas de rádio-patrulhamento equipadas com cela, ônibus e microônibus, além de equipamentos elétricos de locomoção individual.

O Corpo de Bombeiros, por sua vez, vai levar 400 pessoas ao desfile, entre militares e crianças dos projetos “Bombeiro Mirim” e “Gol 10”, além de filhos de militares. Também serão apresentados aos espectadores os cães de resgate da raça Labrador Retriever, cujos nomes foram escolhidos por meio de uma enquete. Ainda estarão na Avenida Duarte da Silveira 28 viaturas de combate a incêncio, de busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, moto-resgate, ônibus e administrativas.

A Polícia Civil estará presente com 15 viaturas e equipes de delegacias distritais e especializadas, a exemplo da Delegacia de Crimes Contra a Pessoa (Homicídios), Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e o Grupo de Operações Especiais (GOE).

Em outras cidades da Paraíba como Patos, Sousa, Pombal e Cajazeiras também realizarão o Desfile Cívico do 7 de Setembro.

Severino Lopes 

PBAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário