PIEMONTE FM

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Em 24 horas chove 53% do esperado para julho; imóveis e ruas ficam alagados na Capital

Djane Barros
Rua alagada no Colinas do Sul
O Corpo de Bombeiros registrou pontos de alagamentos e inundações em prédios e casas dos bairros do Bessa e Manaíra, em João Pessoa, considerados de classe média alta. A Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) registrou trânsito lento em alguns pontos por causa da chuva. Outras ruas ficaram com excesso de água. As ocorrências foram registradas entre a noite desta terça (2) e manhã desta quarta-feira (3), devido às fortes chuvas registradas nas últimas horas.
Estações meteorológicas do Governo do Estado registraram, em apenas 24 horas, 123,6 milímetros de chuva em João Pessoa. O volume foi contabilizado de terça-feira (2) para esta quarta-feira (3) pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e representa 53% do esperado para todo o mês de julho na capital paraibana.
De acordo com o departamento de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, a previsão para esta quarta-feira (3) é de que o tempo permaneça instável em toda a Paraíba.
“Nas últimas 24 horas registramos chuvas em todo o Estado, com precipitações de menor intensidade no Alto Sertão, Sertão e Cariri, mas com índices pluviométricos significativos no Agreste, Brejo e principalmente no Litoral. Isso se deve ao fenômeno denominado Ondas de Leste, que ainda está posicionado sobre parte do Nordeste com intensos aglomerados convectivos, popularmente conhecidos como nuvens de chuva”, explicou a meteorologista Marle Bandeira.
 De acordo com o relatório da Gerência Executiva de Gestão das Águas, foram 64,3 milímetros de chuvas na Capital, entre as 9h da terça-feira (2) e às 8h desta quarta-feira (3). O órgão informa que há mais previsão de chuvas para as próximas horas.
Além dos alagamentos, os motoristas enfrentam problemas com o trânsito. A avenida Sérgio Guerra, principal dos Bancários, está totalmente interditada. A rotatória na entrada do Bairro de Mangabeira está com alagamentos. O tráfego está fluindo com lentidão.
A avenida Walfredo Brandão, na Cehap, também está alagada. Apenas veículos de pequeno porte estão transitando em uma das faixas. A Semob orienta os motoristas para que utilizem vias paralelas. No Bairro Colinas do Sul, em Gramame, a rua Anísia Pereira da Silva, na quadra 93, está submersa.
Ainda segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana da Capital, trecho da avenida Pedro II registra alguns pontos de alagamentos. O motorista deve redobrar atenção para evitar acidente.
Trecho da avenida Pedro II alagada
Foto: Trecho da avenida Pedro II alagado
Créditos: Laryssa Delgado
Na cidade de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa, a rua Venâncio Correia, no bairro Alto das Populares, está com problemas em decorrência de um grande volume de água. A via está intransitável.
Rua inundada em Santa Rita
Foto: Rua inundada em Santa Rita 
Créditos: Êrivaldo Júnior
Rua Anísia Pereira da Silva, na quadra 93, Colinas
Foto: Rua Anísia Pereira da Silva, na quadra 93, Colinas
Créditos: Djane Barros
Por volta das 7h desta quarta (3), a equipe de salvamento foi deslocada para atender um chamado na rua José Bartolomeu Cabral, no Bessa. Conforme o Centro de Informações do Corpo de Bombeiros, as águas invadiram uma residência deixando uma família ilhada.
Ainda na rua José Bartolomeu Cabral, equipes dos Bombeiros estiveram em um condomínio residencial por volta das 21h55, desta terça. Apartamentos térreos de um condomínio residencial estavam sendo invadidos por uma forte corrente de água. Os Bombeiros usaram uma bomba de sucção e conseguiram retirar um grande volume de água.
De acordo com informações dos Bombeiros, ainda na noite desta terça (2), uma das ocorrências foi registrada na rua Campos Sales, no Bessa. Devido as fortes chuvas, uma casa que fica abaixo do nível da água foi parcialmente inundada.
Os Bombeiros estiveram presentes e conseguiram amenizar a situação da família. Minutos depois, a equipe foi acionada para comparecer em um condomínio na avenida João Maurício, em Manaíra, nesta terça (2).
A moradora informou que ocorreu um problema na tubulação do apartamento deixando vários cômodos inundados. Os Bombeiros agiram rápido e conseguiram sanar o problema.
O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela, informou que ainda não recebeu nenhum chamado de natureza grave. Equipes do órgão farão uma vistoria de monitoramento nas 31 áreas de risco da Capital ainda na manhã desta quarta (3).
Outros pontos de alagamentos
Ouvintes do programa radiofônico Correio da Manhã, 98FM, informaram pontos de alagamentos em várias casas nos bairros das Indústrias, Jardim Veneza e Mangabeira. No município de Cabedelo ( Grande João Pessoa), houve problemas em decorrências de chuvas.
Prevenção
Meteorologistas do Governo do Estado se revezam em sistema de plantão para acompanhar a variação climática de forma ininterrupta. O monitoramento é feito no Centro de Gestão de Situações Críticas (Sala de Situação), em Campina Grande.
“Em casos de previsão de fortes chuvas, com aconteceu de ontem para hoje, nós enviamos comunicados para a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos responsáveis para que possam agir de forma preventiva e redobrar os cuidado no auxílio à população”, informou o presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho.
Litoral
No mês passado, os municípios litorâneos registraram os maiores índices pluviométricos: João Pessoa (487,4 milímetros), Alhandra (427,4 milímetros) e Cabedelo (425 milímetros) foram as cidades onde mais choveu em toda a Paraíba, com destaque para a Capital, que ficou 61,5% acima da média histórica.
A previsão detalhada para cada região está disponível na internet, no site www.aesa.pb.gov.br, onde boletins informativos são atualizados a cada 12 horas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário