PIEMONTE FM

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Ricardo entrega Hospital Distrital de Belém do Brejo do Cruz


O governador Ricardo Coutinho entrega nesta quarta-feira (20), às 10h, o Hospital Distrital de Belém do Brejo do Cruz. A construção da unidade de saúde foi iniciada em março de 2002 e só agora foi concluída com a aquisição e instalação dos equipamentos.
Para a conclusão da obra foram investidos R$ 1.528,861,99 oriundos do Tesouro do Estado. Aproximadamente 15 mil pessoas serão atendidas, por mês, no hospital. Entre as cidades beneficiadas estão Belém do Brejo do Cruz, São José do Brejo do Cruz, Brejo do Cruz, além de cidades vizinhas.
O secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza, destacou os esforços do Governo em disponibilizar os serviços para a população “A inauguração do Hospital é mais uma prova do trabalho do Governo do Estado com a população, todo o processo de municipalização só foi possível por causa do diálogo do Governo com o município, essa comunicação é extremamente importante para a descentralização dos serviços, com isso ganham não apenas o município e o Estado, mas especialmente a população”, concluiu o secretário.
O prefeito da cidade, Germano Lacerda da Cunha, destacou que a inauguração da unidade de saúde não vai beneficiar apenas as cidades da região, mas vai evitar que os pacientes tenham que se deslocar para grandes centros, a exemplo de João Pessoa e Campina Grande à procura de atendimento e que além de tudo isso, será possível o nascimento de bebês na cidade, o que não acontecia há 10 anos.
O Prefeito ainda adiantou que serão oferecidos serviços, a exemplo de endoscopia, ultrassonografia, dermatologia, endoscopia, eco-cardiograma, eletrocardiograma, fisioterapia e odontologia.
A gerente executiva de Atenção à Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Patrícia Assunção, explicou que a população da região de Belém do Brejo do Cruz terá um serviço com total estrutura. Para isso está sendo firmado um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde e Prefeitura Municipal de Belém do Brejo do Cruz para abertura e manutenção do hospital.  O Governo do Estado vai liberar, durante um ano, recursos da ordem R$ 75 mil para a manutenção da unidade de saúde.
Patrícia Assunção afirmou que a proposta assistencial para o Hospital é de representar estrutura de referência hospitalar regional para o atendimento englobando sala de estabilização, internações de média complexidade em obstetrícia, clínica médica, pediatria e clínica cirúrgica, com cirurgias eletivas de média complexidade.
Ela disse que a proposta de atuação da unidade de saúde é de servir como porta de entrada para atendimento de emergência, estabilização de pacientes, além de realizar internações hospitalares de média complexidade. “Dentro do seu perfil assistencial, o Hospital se propõe a absorver a demanda em cirurgias eletivas de diversas especialidades cirúrgicas para a população da sua área de abrangência, resultando em otimização de sua capacidade instalada e redução de encaminhamentos desnecessários e a sobrecarga de outros serviços de maior complexidade”, explicou Patrícia Assunção.
O hospital conta com dois leitos de clínica cirúrgica, dois leitos de clínica médica, dois leitos de pediatria, dois leitos de obstetrícia, dois leitos de observação para adulto, três leitos de observação pediátrica, um bloco cirúrgico com uma sala de cirurgia, dois leitos de recuperação anestésica e dois quartos de pré-parto, parto e puerpério além do laboratório e serviço de raio-x.
“É de extrema importância a abertura de um hospital sob gestão e gerência do Município de Belém do Brejo do Cruz, para estruturação da rede de atenção e cuidado na região, como terá serviço de obstetrícia, o hospital será ponto de atenção da Rede Cegonha e contribuirá também no processo de estruturação da rede de urgência e emergência. O serviço poderá atender à população da região, evitando assim encaminhamentos desnecessários, o que potencializa o acesso da população aos serviços e cuidados em saúde”, concluiu Patrícia Assunção.
O hospital fica localizado na Rua Projetada S/N, Bairro: Manoel Forte Maia. Telefone da prefeitura: (083) 3447-1056.

Nenhum comentário:

Postar um comentário