PIEMONTE FM

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Detentos do Roger são transferidos após descoberta de ‘túnel’ e princípio de rebelião


De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seap), 16 presidiários foram relocados

Polícia | Em 14/02/13 às 16h04, atualizado em 15/02/13 às 07h33 | Por Redação
Portal 190PB
Policiais no Presídio do Róger
Detentos que lideraram um tumulto na Penitenciária Flósculo da Nóbrega, o Presídio do Roger, em João Pessoa, na noite desta quinta-feira (14), foram transferidos para outros presídios da Capital paraibana. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária  do Estado (Seap), 16 presidiários foram relocados. A Seap informou que os transferidos foram identificados como os responsáveis pelos motins ocorridos nos últimos dias no Roger.
O secretário estadual de Administração Penitenciária (Seap), Walber Virgolino, disse na tarde desta quinta-feira (14) que a mobilização registrada na penitenciária foi uma ação para descobrir possíveis rotas de fuga de apenados.
Na operação foi utilizada uma retroescavadeira, segundo o secretário, é para tentar descobrir algum túnel. As ações acontecem depois que um buraco de cerca de três metros de comprimento foi descoberto em uma das celas do presídio na última terça-feira (12). As ferramentas utilizadas na escavação do buraco achado numa das celas, segundo o secretário, foram feitas de forma artesanal e uma sindicância está apurando os fatos.
Facas e espetos foram encontrados na operação pente fino
Foto: Facas e espetos foram encontrados na operação pente fino
Créditos: Emerson Machado
Walber Virgolino adiantou que o pente fino realizado ontem encontrou vários celulares e espetos e garantiu que o trabalho vai continuar por tempo indeterminado. Os presos com quem as armas foram encontradas foram autuados na Delegacia de Homicídios, na Central de Polícia, em João Pessoa.
Presos foram autuados e encaminhados para prestar depoimento na Central de Polícia
FotoPresos foram autuados e encaminhados para prestar depoimento na Central de Polícia
Créditos: Emerson Machado
Desde o início do ano, operações pente-fino apreenderam armas, a exemplo de facas, espetos, revólver e pistola;  um roteador de internet; mais de uma centena de aperelhos celulares; e ainda equipamentos eletrônicos como vídeo-games e até tablets dentro das celas do presídio. 
Somente este ano foram registrados mais três tumultos no presídio do Róger. O último deles aconteceu no dia 4 de fevereiro, quando um detento foi achado morto na cela de reconhecimento do presídio. No tumulto, um apenado ficou ferido.

No dia 1º de fevereiro dois presos foram espancados. Um deles teve a orelha cortada. Eles foram levados para o Hospital de Trauma da Capital e já reternaram ao Róger. No dia 6 de janeiro, dois presos morreram após uma briga entre companheiros de pavilhão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário