PIEMONTE FM

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Abaixo-assinado da Assembleia da PB vai cobrar ações contra a seca


Ação faz parte da campanha 'SOS Seca Paraíba' lançada nesta terça (15).
Deputados esperam colher mais de 300 mil assinaturas no estado.

Jhonathan OliveiraDo G1 PB
1 comentário
Campanha contra a seca da Assembleia da Paraíba (Foto: Jhonathan Oliveira/G1)Campanha 'SOS Seca Paraíba' foi lançada pela Assembleia Legislativa em um hotel de João Pessoa e contou com a presença de várias autoridades (Foto: Jhonathan Oliveira/G1)
A Assembleia Legislativa da Paraíba lançou na manhã desta terça-feira (15) a campanha 'SOS Seca Paraíba', com o objetivo de cobrar medidas emergenciais do Governo Federal contra a estiagem que afeta o estado. Uma das ações da campanha é a realização de um abaixo-assinado, que começou a circular durante o evento, que será encaminhado à presidente Dilma Rousseff (PT) junto com o relatório da 'Caravana da Seca', realizada no final de 2012.
Segundo o presidente da Frente Parlamentar da Seca da Assembleia da Paraíba, deputado Assis Quintans (DEM), a meta é conseguir pelo menos 300 mil assinaturas no abaixo-assinado que será encaminhado à presidente. “Vamos começar na Paraíba e depois veremos a possibilidade de estender para os demais estados da região”, afirmou. “Estamos elaborando esse documento que vai ter o clamor da população. Não tem sentido nós vermos as obras da Copa a todo vapor e as da transposição (do rio São Francisco) estarem totalmente paradas”, cobrou.

Integrante da bancada da presidente Dilma no Congresso Nacional, o senador Vital do Rêgo (PMDB) também defende a continuidade das obras da transposição do São Francisco como forma de sanar a calamidade causada pela seca no Nordeste. “Ela está com 45% estruturada, mas precisa ser destravada. Existem oito lotes paralisados”, disse.
Senador Vital do Rêgo Filho  (Foto: Jhonathan Oliveira/G1)Vital do Rêgo cobra continuidade da transposição
(Foto: Jhonathan Oliveira/G1)
O parlamentar que preside a comissão criada para acompanhar a obra afirmou que ela dever ter continuidade no mês de abril, um mês após os contratos dos saldos remanescentes entrarem em vigor. “Temos um atraso, mas a previsão é que haja água chegando na cabeceira da obra em 2015”, pontuou.
Para o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) a iniciativa da Assembleia da Paraíba é importante para que o Governo Federal volte suas atenções para o Nordeste. “É preciso chamar atenção para esse estado de abandono que a região vive”, destacou.  
A Assembleia quer que o poder executivo estabeleça um plano que fortaleça a agricultura, proteja os habitantes e garanta a segurança hídrica do estado. “Unidos, vamos reforçar os pleitos contidos no relatório que será encaminhado ao Poder Executivo federal e estadual”, disse o presidente da Assembleia da Paraíba, Ricardo Marcelo (PEN).
Participaram do lançamento da campanha senadores, deputados federais da bancada da Paraíba e representantes das Assembleias Legislativas do Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Alagoas. Também estiveram presente o vice-prefeito de João Pessoax, Nonato Bandeira (PPS), o secretário chefe do Governo do Estado, Adriano Galdino, líderes religiosos e entidades representativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário